Navalshore 2024

Wärtsilä e Berge Bulk concluem o primeiro retrofit de gerador de eixo em linha da indústria marítima

O grupo de tecnologia Wärtsilä adaptou com sucesso um sistema gerador de eixo em linha no "Berge Toubkal", um graneleiro de propriedade da Berge Bulk, com sede em Cingapura. Este é o primeiro retrofit de gerador de eixo da indústria naval, e sua conclusão bem-sucedida melhorará o Índice de Eficiência Energética de Navios Existentes (EEXI) da embarcação, reduzindo a pegada de carbono.

Os sistemas geradores de eixo a bordo dos navios são acionados pelo motor principal para fornecer energia à rede elétrica, economizando combustível e emissões. Eles são dimensionados para eliminar a necessidade de operar motores auxiliares no mar. Embora esses sistemas, também conhecidos como sistemas de tomada de força (PTO), sejam as instalações padrão de hoje em embarcações novas, grandes versões em linha com o gerador diretamente no eixo da hélice e girando de 50 a 100 rpm nunca antes foram adaptadas.

“A Berge Bulk assumiu o compromisso da indústria de se tornar neutra em carbono bem antes do plano da IMO, e estamos instalando agora as mais recentes tecnologias de economia de combustível, como geradores de eixo, lubrificação a ar ou propulsão eólica em nossas embarcações”, diz Paolo Tonon, Diretor Técnico da Berge.

PUBLICIDADE

MCI


O gerador de eixo adaptado também fornecerá energia a um sistema de lubrificação a ar instalado ao mesmo tempo. O sistema inclui um sistema de controle Wärtsilä, bem como um conversor para permitir que o gerador opere em uma ampla faixa de rpm. O eixo intermediário existente e os rolamentos foram substituídos para acomodar o aumento de peso.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira