MSC

Wärtsilä e Maersk desenvolvem solução para evitar a corrosão do tubo de descarga de depurador

A Wärtsilä e a Maersk desenvolveram um meio para prevenir a corrosão em tubos de descarga de depuradores. A solução permanente no tubo foi projetada para resolver problemas de corrosão associados à descarga de água de lavagem do lavador de circuito aberto.

A maioria dos cerca de cinco mil sistemas depuradores instalados em toda a frota global são de configuração de malha aberta. Com este sistema, a água do mar é usada para limpar óxidos de enxofre (SOx) dos gases de escape — a água usada é devolvida ao volta ao mar após a limpeza.

De acordo com as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO), a água de lavagem dos sistemas de limpeza de gases de escape, comumente chamados de depuradores, deve ter um pH não inferior a 6,5. No entanto, na realidade, o pH da água de lavagem do purificador é tipicamente ácido, antes de ser diluído pela água do mar. Isso cria o risco de corrosão estrutural nos tubos de descarga.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Em alguns casos, se os tubos de descarga estiverem protegidos de forma inadequada, a corrosão severa pode danificar as placas do casco de aço, resultando na entrada de água.

A nova solução 'pipe-in-pipe' permite que o tubo ligado ao mar receba a inserção de um novo tubo de epóxi reforçado com vidro. Nenhum corte de metal ou soldagem é necessário.Uma vez que esta solução 'pipe-in-pipe' tem um pequeno impacto no diâmetro interno do tubo, é mais adequada para tubos ao mar com diâmetro superior a 300 mm.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira