A Wärtsilä introduzirá quatro novos motores a metanol em seu portfólio. Além do Wärtsilä 32, lançado no ano passado, a companhia adicionará os Wärtsilä 20, Wärtsilä 31, Wärtsilä 46F e Wärtsilä 46TS a seu grupo de motores capazes de operar com metanol.
O metanol é uma das principais opções atuais de combustível alternativo para a indústria naval atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. O metanol “verde” pode ser produzido usando fontes de energia renováveis. Também pode ser facilmente integrado nas operações de transporte marítimo existentes, uma vez que pode ser armazenado e transportado utilizando a infraestrutura existente para combustíveis líquidos convencionais.
PUBLICIDADE
Em seu portfólio de motores diesel — tanto os novos como os atualmente em operação —, a Wärtsilä está desenvolvendo a capacidade da utilização do metanol. As atualizações estão disponíveis ou em desenvolvimento para os motores Wärtsilä 31, Wärtsilä 32, Wärtsilä 46F, Wärtsilä 46TS e Wärtsilä ZA40S.
“A descarbonização está na frente e no centro da nossa estratégia futura e o desenvolvimento de motores capazes de funcionar com combustíveis futuros é crucial para isso. A Wärtsilä adota uma abordagem inovadora para apoiar a transformação da indústria naval para operações mais sustentáveis, e esta ampla gama de motores a metanol enfatiza isso”, afirma Roger Holm, presidente do negócio Marine Power da Wärtsilä.
A Wärtsilä é uma das fabricantes pioneiras em motores a metanol, tendo convertido o primeiro dos quatro motores da balsa "Stena Germanica" em 2015. No ano passado, foram lançados o motor Wärtsilä 32 Metanol e o sistema de armazenamento e abastecimento MethanolPac, tornando-se um das primeiras soluções comercialmente disponíveis para a utilização de metanol como combustível na indústria marítima.
Os quatro novos motores a metanol estarão disponíveis para entregas em diferentes pontos a partir de 2025.