Navalshore 2024

Wilson, Sons recebe licença prévia para o estaleiro

O grupo Wison, Sons recebeu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) licença prévia para a atividade de fabricação, montagem e reparação de embarcações/estruturas flutuantes no município do Rio Grande. A companhia investirá US$ 140 milhões na construção de um estaleiro em uma área de 120 mil metros quadrados.
Os recursos já tiveram a prioridade aprovada do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Agora, a empresa aguarda a licença de instalação e, de acordo com a assessoria de imprensa do grupo, depois de conseguir a liberação serão necessários de 18 a 24 meses para concluir o projeto.
Na primeira fase, o estaleiro terá capacidade para gerar cerca de 600 postos de trabalho. Em plena capacidade, a estimativa é gerar 2 mil empregos. O grupo instalará um Centro de Treinamento junto ao complexo que oferecerá cursos para soldadores, montadores, pintores, entre outras funções. Mais de 1,4 mil trabalhadores locais serão capacitados nos próximos cinco anos.
O objetivo do estaleiro será construir embarcações de apoio à exploração de petróleo e gás tipo PSV - Platform Supply Vessel e AHTS - Anchor Handling Tug Supply, rebocadores portuários e oceânicos. O empreendimento ainda compreende um dique flutuante para lançamento dessas embarcações.
A estimativa de capacidade de produção anual é de até oito navios de apoio a plataformas de petróleo, o que equivale ao consumo de 16 mil toneladas de aço no período. A realização desse novo estaleiro é uma das ações para dar suporte à estratégia da companhia de construir embarcações para atender à demanda impulsionada pelo crescimento da indústria de petróleo e gás e do fluxo de comércio internacional.
O superintendente do porto do Rio Grande, Jayme Ramis, destaca a importância da contratação de mão de obra local para a economia da região. "Além disso, a implementação do estaleiro apoiará a consolidação do polo naval na Metade Sul do Estado", comemora o dirigente.


Fonte:Jornal do Commercio(RS)

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira