O navio embarcará em sua viagem inaugural do Porto de Amsterdã para a fábrica de cacau da Cargill em Zaandam, na Holanda
A Cargill, em parceria com a Kotug International, coloca em operação o primeiro empurrador totalmente elétrico do mundo. O conjunto embarcação e barcaça transportará grãos de cacau do Porto de Amsterdã para a fábrica de cacau da Cargill em Zaandam, na Holanda. O empurrador e a barcaça utilizam os equipamentos E-Pusher e E-Barges de emissão zero da Kotug.
PUBLICIDADE
Com a operação, a Cargill tornou-se a primeira empresa do mundo a colocar em serviço empurrador e barcaça totalmente eletrificados para navegação interior, eliminando tanto as emissões quanto a poluição sonora.
A embarcação de emissão zero, equipada com tecnologia e sistemas de propulsão de ponta, elimina emissões, incluindo dióxido de carbono (CO2), óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM). Espera-se que os empurradores e barcaças totalmente elétricos reduzam as emissões de CO2 em 190.000 kg por ano, o equivalente a 15.000 viagens só de ida de caminhão do Porto de Amsterdã à fábrica de cacau da Cargill em Zaandam.
“A Cargill está comprometida em alimentar o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Eletrificar o transporte de nossos grãos de cacau é apenas um exemplo de como estamos implementando novas e inovadoras práticas sustentáveis para reduzir nosso impacto no planeta e proteger as pessoas. O Kotug E-pusher Type M é o primeiro de seu tipo e a Cargill está entusiasmada em ser parceira em seu lançamento na Holanda”, disse Emiel van Dijk, diretor executivo de Cacau e Chocolate na Europa e África Ocidental da Cargill.
Ard-Jan Kooren, presidente e CEO da Kotug International, acrescentou: “Gostaria de expressar nossa gratidão à Cargill por sua parceria e apoio inabalável neste empreendimento transformador. Juntos, estamos fazendo história e remodelando o futuro do transporte marítimo. Essa conquista inovadora está alinhada com nossa missão de fornecer soluções sustentáveis para a indústria marítima. Ao apresentar a primeira embarcação de emissão zero do mundo com esta configuração, pretendemos inspirar outras empresas de navegação, governos e partes interessadas a adotar soluções de energia limpa e dar passos significativos para alcançar as metas climáticas globais para a próxima geração".