Agente de carga digital prevê alta no frete marítimo nas próximas semanas

Entre os motivos estão as celebrações do Ano Novo Chinês que começa no próximo domingo

A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em 22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. É o que aponta um levantamento inicial do agente de carga digital Nowports. Apesar do feriado durar sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no setor do transporte terrestre. Em razão desse e de outros fatores associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação de insumos e matérias-primas do país.

A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias. “Significa quase duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes. Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a demanda será superior a oferta do espaço”, pontua.

PUBLICIDADE

MCI


A profissional acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões de portos. “Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescenta.



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Pesa   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira