Receba notícias em seu email

MSC

Antaq destaca atenção às regras para o transporte de menores em embarcações

A Antaq está revisando seu normativo que regula o transporte longitudinal misto (passageiros e cargas), de forma a tornar mais efetiva a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente na navegação interior.

As regras para o embarque de crianças e adolescentes em embarcações são as mesmas exigidas para o embarque em ônibus, trens e aviões.


PUBLICIDADE



Em viagens nacionais, por exemplo, crianças até os 12 anos de idade não podem embarcar desacompanhadas dos pais ou responsáveis para fora da cidade onde moram, sem autorização judicial.

Contudo, a autorização judicial não é obrigatória se a viagem ocorrer: entre comarcas vizinhas, dentro do mesmo estado ou região metropolitana; se a criança estiver acompanhada de parentes maiores de idade até o terceiro grau; ou se a criança estiver acompanhada de pessoa maior de idade autorizada por pai, mãe ou responsável legal.

Já em viagens internacionais, a idade para viajar desacompanhado dos pais aumenta para 18 anos. Até essa idade também é exigida uma autorização judicial, nos casos em que a criança ou o adolescente não estiver acompanhado de um dos pais. Mas, se a criança ou o adolescente estiver acompanhado de um dos pais, basta uma autorização por escrito com a assinatura do outro responsável, reconhecida em cartório.

Segundo a gerente de Regulação da Navegação Interior da Antaq, Patrícia Gravina, as regras são simples, mas pouca gente conhece, o que pode até inviabilizar a viagem. “Por isso, pais e responsáveis devem conhecer as regras antes de embarcar as suas crianças e adolescentes, seja em viagens nacionais ou em viagens internacionais”, observou Patrícia.

A gerente da Antaq informou que a Agência está concluindo a revisão do normativo que regula o transporte longitudinal misto (passageiros e cargas), de competência da Autarquia. “No novo normativo, nós estamos explicitando melhor as regras para o transporte de menores nas embarcações de forma a tornar mais efetiva a aplicação do ECA na navegação interior”, disse. O projeto do novo normativo está em fase final e deverá entrar em consulta e audiência públicas brevemente.






   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira