MSC

Bolívia e Uruguai acertam refundar Urupabol e avançar na área do gás natural

Da France Presse
Uruguai e Bolívia acertaram, neste sábado, relançar o bloco trinacional de integração Urupabol, que inclui ainda o Paraguai, e avançar no negócio do gás natural, no âmbito de uma visita oficial que o presidente uruguaio, José Mujica, faz ao país.
Uma declaração assinada no âmbito da visita de um dia de Mujica à Bolívia enfatizou o interesse dele e do presidente boliviano, Evo Morales, em consolidar o mecanismo Urupabol (Uruguai, Paraguai e Bolívia), criado em 1963, e de concretizar o abastecimento de gás natural.
Segundo Mujica, o gás boliviano é "importantíssimo para nós pelo custo da energia, que é determinante". Em troca, ofereceu "nossa humilde capacidade técnica desenvolvida" no campo agropecuário para o combate contra a febre aftosa no gado bovino.
Morales manifestou, por sua vez, sua "plena disposição" em iniciar as exportações de gás boliviano ao Uruguai e comemorou os avanços para vender o combustível também ao Paraguai.
Os presidentes de Bolívia e Uruguai destacaram, ainda, a importância de se desenvolver a hidrovia dos rios Paraguai-Paraná "a fim de que este sistema fluvial permita fortalecer o relacionamento econômico, bem como a expansão do comércio externo dos dois países".
O presidente uruguaio, que recebeu honrarias dos municípios de Cochabamba até mesmo em quechua, defendeu a descriminalização da folha de coca.
"O consumo de coca está incorportado à cultura e às tradições dos povos andinos (..), nada tem a ver com o uso abusivo da dependência e de todo esse flagelo que conheceços", disse Mujica, que encerra na noite de sábado sua visita à Bolívia, de onde voltará a seu país no domingo. (fonte: G1)

 

 

PUBLICIDADE

MCI


 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira