A francesa CMA CGM coloca em operação o novo porta-contêineres duplo combustível a gás natural liquefeito (GNL) "CMA CGM Belém", com capacidade para 13.000 TEUs.
A cerimônia de aquisição do novo navio ocorreu em 28 de junho, no estaleiro Hudong-Zhonghua. O navio é o quinto de seis novos navios operado com duplo combustível e capacidade de 13.000 TEUs que a Hudong-Zhonghua está construindo para a gigante francesa de transporte marítimo. O navio foi lançado em janeiro.
PUBLICIDADE
Esta é a quinta unidade de uma série de seis porta-contêineres movidos a GNL e duplo combustível encomendados pela CMA CGM em abril de 2021, no âmbito do acordo de US$ 2,3 bilhões.
O "CMA CGM Belém" tem 336 metros de comprimento, 51 metros de largura e 26,8 metros de profundidade, com uma velocidade de serviço projetada de 21 nós e uma capacidade máxima de carga de 13.200 TEUs.
O navio vem equipado com um sistema que opera a GNL e duplo combustível, com sistema de contenção de carga de GNL Mark III de 14.000 m3.
A unidade conta com o motor principal CMD-WinGD9X9DF-2.0, desenvolvido pela China Shipbuilding Industry Corporation.
Um sistema de controle inteligente de última geração por reciclagem de gases de escape (iCER) instalado a bordo do navio deve reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 28% e o vazamento de metano em 50%, de acordo com o construtor naval chinês.
O porta-contêineres vem com um enorme defletor de vento na proa, o que pode economizar de 2% a 4% no consumo de combustível durante a operação real. Um defletor de economia de energia instalado na popa pode melhorar a eficiência de propulsão da hélice, reduzir o consumo de energia em cerca de 1,5% e reduzir as emissões de gás dióxido de carbono.
A CMA CGM recebeu o navio "CMA CGM São Paulo", em maio e o "CMA CGM Paraty" foi em abril, enquanto o "CMA CGM Bahia" passou a integrar a frota do armador em dezembro passado.