O comércio marítimo no Estreito de Taiwan voltou a se normalizar nesta segunda-feira (08) mesmo depois dos relatos de que a China estendeu seu período de exercícios militares na região.
O local é uma rota importante do comércio mundial, especialmente para o setor de tecnologia, e desde quinta-feira estava bloqueada devido às atividades militares da China com armamentos reais.
PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, a região voltou a ter seu fluxo normal, com mais de 40 embarcações transitando pelo estreito e passando pelas áreas de atividades militares da China, de acordo com levantamento da “Bloomberg”.
As últimas posições dos navios mostram que eles estão transitando por quatro das seis zonas totais de atividades militares da China.
Os exercícios militares estavam programados para serem concluídos no domingo, mas os militares da China disseram que realizarão novos exercícios de ataque antissubmarino e naval no “espaço aéreo e marítimo perto da ilha de Taiwan” nesta segunda-feira, mas não especificaram o local das atividades.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que detectou aviões de guerra e navios de guerra chineses ao redor da ilha nesta segunda-feira.
Até o momento, a China não publicou nenhum novo aviso de para transportadoras sobre exercícios militares perto de Taiwan.
Fonte: Valor