A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquete lançam, nesta quarta-feira (12), na Ilha do Combu, em Belém (PA), uma embarcação 100% movida à energia limpa. O BotoH2, de alumínio, tem 9,5 metros de comprimento e 3 metros de largura. Com capacidade para 9 toneladas, a unidade opera com hidrogênio verde (H2V) complementado por energia fotovoltaica. A propulsão do motor é 100% de hidrogênio, podendo ser complementada por um sistema fotovoltaico com seis placas solares.
A embarcação não emite ruídos nem poluentes, e o único resíduo do motor a hidrogênio é água pura. Segundo a Itaipu Binacional, o barco é resultado da experiência de mais de 10 anos de produção de hidrogênio verde do Itaipu Parquetec, um centro de pesquisa em tecnologias sustentáveis, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
PUBLICIDADE
O lançamento foi programado para o Pará para fazer parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Segundo as empresas responsáveis, depois de apresentado, o BotoH2 passará a integrar o Circuito Cultural até o fim da COP 30, poderá ser visitado e fará viagens de até 20 minutos, circulando pela localidade com os visitantes. Depois da Conferência, a embarcação será destinada à coleta de resíduos sólidos (vidro, plástico, metal e papel) em localidades ribeirinhas da capital paraense.















