O navio Costa Smeralda, da Costa Cruzeiros, concluiu no sábado, 4 de janeiro, seu primeiro reabastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no porto de Dubai, marcando a estreia dessa operação no local. Com apoio da Monjasa e da Autoridade Portuária de Dubai, o navio tanque 'Green Zeebrugge' abasteceu cerca de 3.000 metros cúbicos de GNL, permitindo que o Costa Smeralda navegue por até duas semanas e meia.
O uso de GNL reduz emissões diretas de carbono em 20% e praticamente elimina óxidos de nitrogênio, enxofre e material particulado, tornando-o um combustível crucial no caminho para emissões zero até 2050. Além disso, o Costa Smeralda adota práticas sustentáveis como dessalinização de água, eficiência energética e coleta seletiva de resíduos, reforçando o compromisso da Costa Cruzeiros com operações mais verdes.
PUBLICIDADE
Atualmente em temporada nos Emirados Árabes Unidos, o navio seguirá para o Mediterrâneo em março, com um itinerário de 37 dias por destinos na África, Europa e Ilhas Canárias, concluindo a viagem em Gênova, Itália, em 7 de abril de 2025.