Ecobrasil

Cruzeiro do Sul ganhará Agência Naval


Os deputados estaduais irão votar dois projetos de lei firmando parceria entre o Governo do Estado e a Marinha do Brasil, com o objetivo de melhorar a fiscalização nas fronteiras fluviais e o atendimento de saúde nos rios da região do Vale do Juruá. A votação será realizada na próxima terça-feira, 14.

O primeiro projeto de lei permitirá que o Poder Executivo faça a doação de uma área de terra para a que a Marinha possa implantar a Agência Naval no município de Cruzeiro do Sul. De acordo com o texto do projeto o objetivo é fortalecer a efetividade dos trabalhos de fiscalização do tráfego aquaviário na região.

“A instalação da Unidade Naval se traduz em uma oportunidade de reafirmar a realização de uma parceria civil e militar, de forma cooperada na atuação preventiva para navegação mais segura, bem como de maneira repressiva no combate à crimes habituais de região fronteiriça, e ainda, poderá auxiliar outros órgãos como, por exemplo, os que atuam na área de proteção ambiental”.

A iniciativa faz parte dos planos da administração estadual de coibir o crime em todo o território do Estado, independentemente da dificuldade logística que determinadas ações repressivas possam trazer, buscando, com a possibilidade de instalação permanente da Agência Naval, dar um passo maior na promoção de segurança para a população que vive naquela região fronteiriça.

Além disso, a utilização de bens públicos por outros entes da administração pública, seja federal, estadual ou municipal, está amparada no ordenamento jurídico do Estado, que dentre outras modalidades admite o instituto de doação, que se define como a transferência gratuita da posse de um bem público de uma entidade ou órgão para outro.

Em seguida, reforçando a parceria entre Governo e Marinha, será votado um projeto cedendo para a instituição naval, um navio de assistência hospitalar. A proposta é fortalecer o atendimento médico às comunidades ribeirinhas situadas em locais de difícil acesso nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Fonte:O Rio Branco

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira