Dois práticos brasileiros receberão o Prêmio IMO 2020

O prêmio anual é um reconhecimento internacional aos que, correndo o risco de perder a própria vida, realizam atos de bravura excepcional na tentativa de salvar vidas no mar ou na tentativa de prevenir ou mitigar danos ao meio marinho

Dois práticos brasileiros que evitaram um desastre ambiental e um oficial filipino que garantiu a sobrevivência de outros passageiros de um navio que afundou receberão o Prêmio IMO 2020 por Bravura Excepcional no Mar.

Reunido para sua 124ª sessão (12-14 de outubro), o Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO) endossou a recomendação de um Painel de Juízes.

PUBLICIDADE

MCI


O Prêmio IMO 2020 por Bravura Excepcional no Mar será concedido a Marcio Santos Teixeira e Fábio Rodrigues Alves de Abreu, membros da praticagem de São Paulo, por evitarem um grande derramamento de óleo no Terminal Almirante Barroso, no Porto de São Sebastião . Eles foram indicados pelo Brasil por sua determinação, profissionalismo e expertise em manejo de navios na manobra segura de dois petroleiros que ficaram à deriva durante uma operação ship-to-ship, em condições climáticas extremas.

Em 28 de abril de 2019, os dois práticos foram alertados de que os cabos de amarração de dois petroleiros atracados em operação ship-to-ship estavam quebrando, devido a rajadas de vento extremas de até 70 nós. A situação era crítica, com os navios à deriva ainda conectados por mangueiras de óleo e cabos de amarração. Apesar da pouca visibilidade causada por fortes chuvas e ondas altas, os dois pilotos conseguiram embarcar nos petroleiros "Rio 2016" e "Milton Santos".

Com um piloto em cada embarcação, o "Rio 2016" foi conduzido até a área de fundeio, com o "Milton Santos" rebocado ao lado, a uma velocidade máxima de 1,5 nós. Enquanto isso, os pilotos tiveram que coordenar a difícil evacuação de um tripulante gravemente ferido, que faleceu mais tarde. Depois que a velocidade do vento diminuiu e a âncora do "Rio 2016" foi lançada, as embarcações foram desconectadas uma da outra e os dois pilotos manobraram habilmente o "Milton Santos" para longe do "Rio 2016".

As ações corajosas do Piloto Teixeira e do Piloto Abreu ajudaram a garantir que mais vidas não fossem perdidas e evitaram um grande incidente de poluição marinha e graves danos às estruturas de cais e instalações petrolíferas.

O Prêmio IMO 2020 por Bravura Excepcional no Mar também será concedido ao suboficial de Segunda Classe Ralph Ofalla Barajan, da Guarda Costeira Filipina, por ajudar a salvar as vidas de todas as 62 pessoas a bordo do navio de passageiros "Siargao Princess" que afundou, no qual ele também foi um passageiro. Ele foi indicado pelas Filipinas por sua liderança e determinação, mesmo quando estava de folga.

Na manhã de 7 de novembro de 2019, o PO2 Barajan foi alertado pela batida de grandes ondas e gritos de outros passageiros. O porão de carga estava inundando rapidamente, afetando a estabilidade da embarcação. Depois de chamar a Guarda Costeira para solicitar assistência imediata, o suboficial Barajan assumiu o controle da situação e forneceu assistência e instruções aos passageiros e tripulantes para pegarem os coletes salva-vidas, rumarem para o outro lado do navio e se prepararem para a evacuação.

Depois de persuadir com calma, mas com firmeza, o capitão a declarar a chamada de "abandono do navio", ele ajudou todos os passageiros a pularem da embarcação, certificando-se de que ninguém fosse deixado para trás. O "Siargao Princess" afundou menos de 10 minutos depois. Enquanto flutuava na água, o suboficial Barajan amarrou os coletes salva-vidas dos passageiros e tripulantes em grupos para sua própria segurança e para facilitar as operações de busca e resgate da Guarda Costeira, que chegou mais de uma hora depois.

Os prêmios serão entregues em uma cerimônia de premiação a ser agendada.

Sobre o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar

Este prêmio anual foi estabelecido pela IMO para proporcionar reconhecimento internacional aos que, sob o risco de perder a própria vida, realizam atos de bravura excepcional, demonstrando coragem notável na tentativa de salvar vidas no mar ou na tentativa de prevenir ou mitigar danos a o meio marinho. Esses atos de bravura também podem envolver habilidades extraordinárias em condições muito difíceis ou qualquer outra demonstração de coragem excepcional.

Este ano, um total de 31 candidaturas foram apresentadas por 18 Estados-Membros e duas organizações não governamentais com estatuto consultivo junto à IMO. As nomeações foram examinadas por um painel de avaliação que inclui representantes da International Chamber of Shipping (ICS), da International Maritime Pilots 'Association (IMPA), da International Federation of Shipmasters' Associations (IFSMA), da International Salvage Union (ISU), a International Maritime Rescue Federation (IMRF) e a International Transport Workers 'Federation (ITF).

O Painel de Avaliação apresentou suas recomendações a um Painel de Juízes, composto pelos presidentes do Conselho e Comitês da IMO, que se reuniu em 10 de setembro para selecionar os vencedores.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira