A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário, publicou o edital relativo ao Processo Seletivo à categoria de Praticante de Prático/2011, disponível em www.dpc.mar.mil.br. O Processo Seletivo destina-se a ocupar, inicialmente, 81 vagas de Praticante de Prático em 17 das 22 zonas de praticagem (ZP) do País. Esse número de vagas, conforme regras do edital, poderá aumentar, inclusive vindo a englobar todas as ZP.
As inscrições serão abertas às 12h nesta quarta-feira, 25, e se encerram às 16h de 13 de junho deste ano, sendo R$ 200 o valor da taxa de inscrição.
Praticante de Prático é o aquaviário selecionado, exclusivamente por meio de processo seletivo conduzido pela DPC, a aspirante à categoria de prático. O prático, por sua vez, é o profissional aquaviário que assessora o comandante quando navegando em regiões ( zonas de praticagem) onde as peculiaridades locais dificultam a livre e segura movimentação de embarcação, como em portos, baías, rios e canais.
Para tornar-se prático, não basta ao candidato apenas ter êxito no processo seletivo. Depois de selecionado e devidamente certificado como praticante de prático, é obrigado a cumprir, com sucesso, um programa de treinamento, com duração de 12 a 20 meses, na ZP para onde foi distribuído, e ser aprovado em exame de habilitação aplicado pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP.
O praticante de prático e o prático não são militares ou servidores/empregados públicos, assim como não exercem função pública. O prático trabalha na iniciativa privada, normalmente de forma individual ou em sociedade, sendo sua remuneração basicamente dependente dos serviços realizados para as empresas de navegação.
Para participar do processo seletivo, o interessado precisa ser brasileiro (ambos os sexos), com idade mínima de 18 anos completados até 20 de março de 2012; possuir curso de graduação (nível superior) oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação e concluído até 16 de fevereiro de 2012; ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a quatro, prático ou praticante de prático até 16 de fevereiro de 2012.
O candidato precisa ainda pertencer ao grupo de amadores, no mínimo da categoria de mestre-amador, até a data de encerramento das inscrições; não ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por invalidez; estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino; estar quite com as obrigações eleitorais.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE