O número de navios porta-contêineres que navegaram pelo Canal de Suez aumentou para 26 na semana que terminou em 11 de janeiro — o maior número semanal em cinco semanas, de acordo com levantamento do Red Sea Diversion Tracker, lançado na última terça-feira (13) pela Drewry Shipping Consultants. Na semana anterior, o número fora de 10.
O aumento do tráfego de porta-contêineres pelo Canal de Suez foi puxado pela CMA CGM e pela MSC, que enviaram pela rota cinco navios com capacidade superior a 8.000 TEUs na segunda semana, contra dois desse porte na primeira semana. Além disso, transportadoras menores e especializadas continuam a enviar pelo Canal navios com menos capacidade.
PUBLICIDADE
Na última semana de 2025, um porta-contêineres da Maersk de 6.478 TEUs cruzou a região em rota dos Estados Unidos para o Oriente Médio, em operação considerada teste. Na visão da Drewry, o setor agora observará se outras grandes transportadoras continuarão aguardando para ver ou retomarão as travessias pelo Canal de Suez com seus grandes navios.
O levantamento informa também que o número de viagens pelo Cabo da Boa Esperança aumentou na segunda semana de 2026, de 82 para 203. Mas o número de travessias pelo Canal de Suez continua abaixo do nível normal, de cerca de 55 por semana no sentido norte e de 25 por semana no sentido sul, registrado antes do início da crise do Mar Vermelho no fim de 2023, por causa de ataques a embarcações por milicianos do Iêmen
Philip Damas, diretor administrativo da Drewry, disse que o retorno das rotas pelo Canal de Suez é um dos principais fatores que influenciam a capacidade, os fretes, os tempos de trânsito e o consumo de combustível. A entidade informou que vai monitorar o tráfego e publicar as tendências, adiantando que prevê o aumento gradual das viagens de embarcações pela região.


















