EFOMM - Tratamento de água é tema de seminário

 

Cerca de 350 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participaram em março de um seminário sobre o tratamento de água e sistemas marítimos. O evento, realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, teve como palestrante José Cavalcante, diretor comercial da empresa Drew Marine.

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O workshop reuniu estudantes do segundo e terceiro anos do curso de máquinas da EFOMM e alunos convidados de outros cursos da escola, como o curso especial de acesso a 2º oficial de máquinas (Acom), curso de adaptação a 2º oficial de máquinas (Asom) e aperfeiçoamento de máquinas para oficiais (Apma).

Cavalcante destacou a aplicação desse treinamento aos alunos antes de eles entrarem na praça de máquinas. Ele explica que, se a água não for tratada adequadamente, os problemas de corrosão podem tornar necessária a substituição de equipamentos.

— O aluno sairá da EFOMM um profissional mais completo e mais consciente da importância de um tratamento preventivo para evitar gastos — ressalta Cavalcante. O custo de um reparo em um sistema mal cuidado em relação ao tratamento da água da caldeira ou do sistema de resfriamento dos motores pode ser superior ao tratamento de toda vida útil do navio, segundo o gerente comercial da empresa.

A Drew Marine costuma ministrar esse tipo de curso para oficiais de máquinas em armadores. A novidade, segundo Cavalcante, está em treinar alunos antes de entrarem no mercado, com objetivo de conscientizá-los através do curso de alunos que ainda vão embarcar sobre a necessidade de tratamento da água. O seminário abordou temas como: a qualidade da água de alimentação; produção da água a bordo através de destiladores; tratamento da água de caldeira; tratamento da água de resfriamento sobre motores a diesel; monitoramento através de softwares de controle.

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira