A Foresea apresentou na ROG.e seu projeto “Sustentabilidade Digital”, que digitalizou os processos de checklist nas cinco sondas da empresa, resultando em uma economia anual de R$ 800 mil. A digitalização, que substituiu relatórios manuais, trouxe agilidade na coleta e interpretação de dados em tempo real, além de permitir a análise de tendências e a prevenção de acidentes.
O vice-presidente de sustentabilidade da empresa, Marco Aurélio Fonseca, destacou que a digitalização, implementada ao longo de oito meses, eliminou o uso de formulários em papel e aprimorou a eficiência operacional, alinhando a empresa com práticas modernas e sustentáveis. O projeto piloto começou em 2019 e foi concluído com sucesso, abrangendo as sondas: ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX.
A Foresea reforçou que, além da economia financeira, o projeto contribui para a segurança e sustentabilidade das operações offshore, alinhado aos princípios de ESG e às práticas globais de governança. "Com a implementação dos processos digitais, a qualidade dos documentos aumentou, o envio dos arquivos para aprovação passou a ser automático e a geração de dados e gráficos começou a ser feita em tempo real. Dessa forma, foi possível automatizar o fluxo de informações, minimizando eventuais erros no preenchimento de formulários e obtendo dados de tendências de maneira simultânea”, disse Carlos Junior, gerente executivo de sustentabilidade da Foresea.
PUBLICIDADE