MSC

Fragata Constituição está aberta à visitação

O submarino Tikuna (S34) da Marinha do Brasil atracou ontem, às 10h30min, no cais do Porto Novo do Rio Grande. Na manhã deste sábado, atracará a fragata Constituição (F42), que saiu do Rio de Janeiro no último dia 5. Hoje, 8, e domingo, 9, a fragata estará aberta à visitação pública das 13h às 18h30min. No dia 11, ela segue para Mar del Plata, de onde irá para Buenos Aires. O Tikuna deixa o Porto do Rio Grande amanhã, 9, às 14h, e também irá para Mar del Plata.
As duas embarcações irão participar da Operação Unitas 2010, já em sua 51ª edição, que tem como principais propósitos incrementar a interoperabilidade entre as marinhas participantes, contribuir para a manutenção das boas relações diplomáticas existentes e estreitar os laços de confiança mútua, contituindo-se, assim, em um marco da solidariedade hemisférica. O Grupo-Tarefa do Brasil na Unitas é composto ainda por um helicóptero de ataque super Lynx.
A Operação Unitas acontecerá de 13 a 27 de maio, no litoral argentino, entre Mar del Plata e Buenos Aires. Consiste em uma operação anual, multinacional, realizada no litoral de um ou mais países pertencentes às Marinhas das Américas do Sul, Central e do Norte. Neste ano, deverá ter a participação das Marinhas da Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, México e Uruguai, envolvendo em torno de 3 mil militares, dos quais aproximadamente 350 militares brasileiros.
A fragata Constituição, comandada pelo capitão-de-fragata Marcos Borges Sertã, tem 129 metros de comprimento e conta com uma tripulação de 258 militares. Possui modernos radares, canhões, mísseis antiaéreos e antissuperfície, torpedos para emprego contra submarinos e um helicóptero orgânico AH-11A Super Lynx para auxiliar em operações de salvamento de vidas no mar, vigilância marítima e ataque.
O submarino Tikuna tem como comandante o capitão-de-fragata Eduardo Antonio Pires Martins. Foi batizado em 9 de março de 2005 e incorpora diversas inovações tecnológicas, concebidas por engenheiros brasileiros. Constitui uma nova classe de submarino, mais moderna e silenciosa. Tem 62 metros de comprimento, velocidade acima de 20 nós e sua profundidade de operação é superior a 200 metros. Em termos de armamento, conta com oito tubos de torpedo de 533mm para lançamento de torpedos eletro-acústicos, minas ou mísseis subsuperfície.

Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira