A frota global de navios porta-contêineres atinge crescimento recorde na capacidade em TEUs adicionados em 2023 — e novamente neste ano. Embora os executivos da indústria continuem a expressar preocupação com o excesso de capacidade a médio prazo, o grande número ajudou a compensar o impacto dos desvios do Mar Vermelho e o menor número de trânsitos diários no Canal do Panamá como consequência de seca.
O grupo comercial industrial BIMCO calcula que navios capacitados a transportar um total de 2,3 milhões de TEUs foram entregues em 2023, batendo um recorde anterior em 37%. A Alphaliner calcula a frota global de porta-contêineres em pouco mais de 6.900 navios, com uma capacidade total superior a 29,6 milhões de TEUs.
PUBLICIDADE
O ritmo de novas entregas não diminuiu em 2024. A BIMCO relata que outro novo recorde foi estabelecido até agora este ano. Calcula-se que mais de 1 milhão de TEUs de capacidade foram entregues nos primeiros quatro meses de 2024, um aumento de 80% em comparação com o recorde anterior.
A BIMCO observa que, apesar das entregas, o volume da carteira de pedidos permanece muito elevado. Mesmo após a capacidade de 1 milhão de TEUs entregue em 2024, destaca-se que a carteira de encomendas é de 6,1 milhões de TEUs.
Espera-se que o ritmo de entregas continue até 2025. A BIMCO calcula que mais 2 milhões de TEUs serão entregues no restante de 2024, elevando o total anual para mais de 3 milhões de TEUs de capacidade.