Gigante aporta em Itajaí

Navio alemão é o mais comprido a atracar na cidade, que prepara o rio para mais visitas deste porte
Um gigante alemão de 281 metros e mais de seis mil toneladas chegou, ontem, ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. O navio Santa Rafaela é o maior em comprimento já atracado no Porto de Itajaí.
A embarcação, do armador CSAV, chegou ao largo da barra do rio às 9h e atracou no terminal do Teconvi duas horas depois. Vindo do Porto de Rio Grande, o Santa Rafaela tem a saída prevista para hoje, às 10h, com destino ao Porto de Paranaguá. O navio ainda percorrerá outros portos brasileiros até partir rumo à Ásia.
Alexandre da Rocha, da Itajaí Práticos, um dos responsáveis pelas manobras da embarcação, diz que navios de maior porte requerem cuidados extras. A atenção é maior nas curvas.
– Além disso, controlamos a velocidade do navio com os rebocadores.
Conforme Rocha, será cada vez mais frequente a vinda de navios maiores para o complexo. Mas, para isso, a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do complexo precisam ser concluídas para aprofundar o calado de 11 para 14 metros.
– Os principais portos brasileiros vão operar com navios maiores e isso requer profundidade maior do canal.
Navios de 300 metros de comprimento e 40 metros de largura, por exemplo, operam com profundidade de 13 metros e, por isso, hoje não entram no complexo. O edital para a seleção da empresa que vai fazer a dragagem foi publicado no Diário Oficial da União do dia 18 de março.
O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, acredita que as obras sejam concluídas em 2011. Segundo ele, os envelopes serão abertos no início de maio e as obras começarão em setembro.

Fonte: Diário Catarinense/FERNANDO ARRUDA | Itajaí

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira