Receba notícias em seu email

Navalshore

Governo e setor privado lançam projeto de Proteção e Limpeza da Costa

RIO DE JANEIRO  -  O Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama lançaram, ontem, quarta-feira, 2, o projeto de Proteção e Limpeza da Costa. A iniciativa consiste no mapeamento de dados georreferenciados sobre a costa brasileira, importantes para a elaboração do Plano Nacional de Contingência (PNC).

O projeto mapeou todo o litoral brasileiro e criou um banco de dados para aprimorar o processo de avaliação de impactos ambientais relacionados às atividades de exploração e produção de petróleo e gás no país.

"O projeto é essencial para planos de emergência em caso de derramamento de óleo no mar. Esse é o primeiro dos 12 projetos planejados em acordo firmado com o Ibama, em agosto de 2013", disse o presidente do IBP, João Carlos de Luca.

Investimento

Somente na fase inicial de projeto, a indústria está investindo R$ 5 milhões. O volume a ser gasto futuramente com o projeto ainda é desconhecido. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, “dinheiro não será problema”.

"Eles [os empresários do setor] disseram que [dinheiro] não é gargalo. Eles querem a cooperação, sofisticar a decisão para saber como a indústria poderá se prevenir [em caso de acidentes], se preparar para operar no Brasil", afirmou ela.

Questionada se os investimentos reduziriam o tempo de concessão de licenças ambientais, a ministra respondeu que o processo dependerá de cada projeto.

Izabella disse ainda que está começando a estruturar a equipe do plano de contingência. "Eu não quero politização do grupo. Não há problema com o cadastro. O cadastro já está pronto, mas o que está demorando é uma questão política", pontuou.

Ao todo, o projeto de proteção e limpeza da costa mapeou 2.101 localidades, em 19 Estados. Com base nas informações coletadas, será possível identificar trechos da costa que devem ser prioritariamente protegidos, avaliar as condições de acesso para equipes operacionais, em caso de derramamento de óleo, entre outros.

(Fonte: Valor Econômico/Diogo Martins e Elisa Soares)






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira