MSC

Grandes descontos e novos navios estimulam a demanda por GNL

A demanda por gás natural liquefeito (GNL) para abastecer navios aumentará este ano com tendência de preços atraentes, avaliam especialistas. Paralelamente, novos navios de duplo combustível se juntam à frota global.

Os preços do GNL entregue como combustível marítimo no maior centro de bunker do mundo, Singapura, estão com descontos de quase US$ 100 por tonelada métrica em comparação com o óleo combustível convencional com muito baixo teor de enxofre (VLSFO) de 0,5%, informam fontes da indústria em publicações internacionais.

O número está longe dos preços recordes de mais de US$ 1.000 por tonelada vistos em setembro de 2023, com base em dados da S&P Global Platts, publicados depois que a Rússia desencadeou uma crise global de gás em 2022, ao reduzir o fornecimento canalizado para países ocidentais Europa após a invasão da Ucrânia.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Desde então, os preços do GNL estabilizaram em níveis mais baixos. A consultoria Rystad espera que os descontos persistam pelo menos até o terceiro trimestre deste ano.

As vendas globais de GNL nos primeiros três meses de 2024 atingiram 1,9 milhão de metros cúbicos (855 mil toneladas) e poderão ultrapassar os sete milhões até ao final do ano, mostram as previsões da Rystad, acima dos 4,7 milhões de metros cúbicos em 2023.

Em Singapura, as vendas de GNL combustível aumentaram pelo quarto mês consecutivo.

As entregas de novos navios com duplo combustível, principalmente navios porta-contêineres, transportadores de automóveis e navios-tanque, também deverão aumentar a demanda por GNL nos próximos anos.

Globalmente, o GNL está disponível nos grandes portos. A infraestruturas ainda está aquém da escala em comparação com instalações convencionais de combustível marítimo.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira