A Hidrovia Tietê-Paraná foi reativada para navegação ontem entre o trecho do km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava.
O ponto estava interrompido para a passagem de embarcações, desde maio de 2014, em decorrência do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira.
PUBLICIDADE
A navegação no trecho foi reativada com o calado de 2,80 metros, estabelecido pelo Departamento Hidroviário a partir da manutenção da cota dos reservatórios definida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão federal responsável pelo setor energético.
De 2006 a 2013, a quantidade de cargas escoada pela Tietê-Paraná cresceu de cerca de 3,9 milhões de toneladas para 6,3 milhões de toneladas, entre milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.
Com a reativação da passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia é superar este ano o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado em 2013. Para 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7 milhões de toneladas.
Fonte: Valor