Comitê de Segurança Marítima toma medidas práticas para apoiar o transporte marítimo e os marítimos
Um importante conjunto de protocolos de referência para garantir mudanças seguras da tripulação do navio e viagens durante a pandemia do Coronavirus (Covid-19) foi reconhecido pelo corpo técnico da IMO, o Comitê de Segurança Marítima (MSC).
PUBLICIDADE
O comitê, reunindo-se virtualmente na sua 102ª sessão (4 a 11 de novembro), aprovou uma circular do MSC reconhecendo os protocolos desenvolvidos pela indústria, que estabelecem medidas e procedimentos gerais projetados para garantir que as mudanças de tripulação de navios e viagens possam ocorrer com segurança durante a pandemia.
Atualmente, milhares de marítimos estão presos a bordo de navios, tendo seus contratos estendidos para além da duração máxima dos períodos de serviço aceitos em tratados internacionais, ou seja, menos de 12 meses, e um número semelhante de marítimos está esperando para ingressar nos navios.
Os protocolos também enfatizam a necessidade de os governos designarem os marítimos como trabalhadores-chave, prestando um serviço essencial. Os protocolos (anteriormente emitidos por carta circular ) incluem etapas práticas para entrar e sair de navios, incluindo a necessidade de conformidade e cumprimento estrito dos testes para Covid-19, requisitos de quarentena e medidas para prevenir infecções a bordo dos navios.
A decisão de emitir os protocolos de mudança de tripulação por meio de uma circular oficial da IMO (MSC.1 / Circ.1636) foi uma das várias ações tomadas pelo comitê para apoiar os esforços das agências das Nações Unidas, da indústria marítima e dos governos para lidar com a mudança de tripulação crise, um problema humanitário muito sério para os marítimos, que ameaça a segurança da navegação e do comércio mundial.