A Inmarsat Maritime, uma empresa da Viasat, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aramco, empresa global integrada de energia e produtos químicos, para realizar um teste de rede “malha” 5G que visa fornecer conectividade de alta largura de banda para o trabalho offshore da Aramco no Golfo arábico.
A tecnologia foi projetada para fornecer capacidades de comunicação de alta velocidade e, ao mesmo tempo, atender às demandas do clima da região – incluindo calor extremo, tempestades de areia, vento e evaporação de água – graças à maior confiabilidade do 5G em condições climáticas desafiadoras.
PUBLICIDADE
O MoU segue testes bem-sucedidos de rede externa em Rutland Water, Reino Unido, em fevereiro de 2024, que demonstraram propagação de sinal de onda milimétrica (mmWave) confiável e de alto rendimento sobre a água.
Mais testes da rede móvel 5G de Acesso Integrado e Backhaul (mIAB) e dos desenvolvimentos específicos da Inmarsat Maritime serão realizados sob as condições climáticas extremas do Golfo Pérsico ainda este ano. O teste da malha 5G da Inmarsat Maritime no Golfo Pérsico com a Aramco visa demonstrar a primeira implantação mundial de mIAB de longo alcance e alto rendimento sobre o mar – muito além do alcance máximo de 1 km anteriormente possível.
A tecnologia tem o potencial de permitir que a Aramco otimize suas operações offshore por meio da malha 5G e habilite recursos como manutenção remota inteligente e operações remotas. Isto incluirá monitoramento e medição com sensores IoT, operações assistidas para funcionários equipados com fones de ouvido de realidade aumentada, novos recursos de segurança e proteção e potencial para economia de custos e uso eficiente de energia.
A infraestrutura terrestre avançada da Inmarsat Maritime oferece segurança cibernética e proteção de dados integradas. Os navios que operam mais longe da costa poderão complementar o 5G terrestre com cobertura de satélite, graças à solução de rede alfandegada da Inmarsat Maritime, que já está a bordo de mais de 14 mil navios em todo o mundo.