MSC

Inmarsat Maritime & Aramco testarão a primeira rede mesh 5G sobre água do mundo

A Inmarsat Maritime, uma empresa da Viasat, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Aramco, empresa global integrada de energia e produtos químicos, para realizar um teste de rede “malha” 5G que visa fornecer conectividade de alta largura de banda para o trabalho offshore da Aramco no Golfo arábico.

A tecnologia foi projetada para fornecer capacidades de comunicação de alta velocidade e, ao mesmo tempo, atender às demandas do clima da região – incluindo calor extremo, tempestades de areia, vento e evaporação de água – graças à maior confiabilidade do 5G em condições climáticas desafiadoras.

O MoU segue testes bem-sucedidos de rede externa em Rutland Water, Reino Unido, em fevereiro de 2024, que demonstraram propagação de sinal de onda milimétrica (mmWave) confiável e de alto rendimento sobre a água.

PUBLICIDADE

MCI


Mais testes da rede móvel 5G de Acesso Integrado e Backhaul (mIAB) e dos desenvolvimentos específicos da Inmarsat Maritime serão realizados sob as condições climáticas extremas do Golfo Pérsico ainda este ano. O teste da malha 5G da Inmarsat Maritime no Golfo Pérsico com a Aramco visa demonstrar a primeira implantação mundial de mIAB de longo alcance e alto rendimento sobre o mar – muito além do alcance máximo de 1 km anteriormente possível.

A tecnologia tem o potencial de permitir que a Aramco otimize suas operações offshore por meio da malha 5G e habilite recursos como manutenção remota inteligente e operações remotas. Isto incluirá monitoramento e medição com sensores IoT, operações assistidas para funcionários equipados com fones de ouvido de realidade aumentada, novos recursos de segurança e proteção e potencial para economia de custos e uso eficiente de energia.

A infraestrutura terrestre avançada da Inmarsat Maritime oferece segurança cibernética e proteção de dados integradas. Os navios que operam mais longe da costa poderão complementar o 5G terrestre com cobertura de satélite, graças à solução de rede alfandegada da Inmarsat Maritime, que já está a bordo de mais de 14 mil navios em todo o mundo.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira