Receba notícias em seu email

MSC

MA: Encontro discute o futuro de portos e hidrovias do Parnaíba

Com apoio do governo do Estado do Maranhão, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon) realizou ontem (11) o XVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte e a Hidrovia do Parnaíba, que reúne autoridades do setor portuário e hidroviário. O evento acontece no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente ao bairro Cohafuma.
Participam do encontro o ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Pedro Brito: a governadora Roseana Sarney; o presidente da Antaq, Fernando Fialho; o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, e o presidente da Adecon, Alberto Polo Pereira.
O evento também conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
Segundo informes do governo estadual, o objetivo do encontro é promover a convergência de esforços entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada em busca de soluções de logística, visando ao desenvolvimento da região. Serão realizadas nove palestras, divididas em três painéis de discussão: Portos do Maranhão, Corredor Centro Norte (que integra os estados do Maranhão, Piauí, Pará, Mato Grosso e Tocantins), Hidrovia do Parnaíba e Navegação dos Rios Maranhenses.
Palestras
Entre os temas discutidos estão "A Política de Investimentos dos Portos Brasileiros", com destaque para o Porto do Itaqui, com o ministro Pedro Brito; "O transporte hidroviário como solução logística", com Fernando Fialho, e a "Visão do Estado sobre a utilização dos rios de interesse do Maranhão", com Maurício Macedo.
O gerente-geral da Refinaria Premium da Petrobras, Adalberto Barbalho, falará sobre a implantação do projeto, localizado no município de Bacabeira (a 60 quilômetros de São Luís). O presidente da Empresa maranhense de Administração Portuária (Emap), Hermes Ferreira, abordará o tema "Atualidades do porto do Itaqui.
De acordo com o secretário Maurício Macedo, o corredor tem como principal porta de entrada e de escoamento da produção o complexo portuário de São Luís, com foco no Porto do Itaqui. "Esse é um evento importante, pois visa discutir, junto com o governo federal, soluções estratégicas para atender à esta demanda de escoamento do Corredor Centro Norte, utilizando não só os modais de ferrovia e porto, mas também com as hidrovias", declarou. (fonte: TV Canal 13)

 


PUBLICIDADE



 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira