A dinamarquesa Maersk informou nesta segunda-feira (12) que garantiu combustível para o primeiro navio porta-contêineres capaz de operar com metanol neutro em carbono em sua jornada inaugural, da Coréia do Sul à Dinamarca.
A longa viagem de 21.500 km de Ulsan a Copenhague será abastecida por combustível biometanol produzido a partir de biogás capturado de resíduos orgânicos em decomposição. O combustível será entregue a partir de uma fábrica nos Estados Unidos pela empresa holandesa OCI Global.
PUBLICIDADE
"O mercado de metanol verde ainda está em sua infância e, francamente, não esperávamos garantir uma viagem inaugural com metanol verde para esta embarcação", disse Morten Bo Christiansen, chefe de transição de energia da Maersk.
A Maersk encomendou 19 navios movidos a metanol em um esforço para atingir sua meta de transportar 25% da carga oceânica usando combustíveis verdes até 2030. A empresa pretende alcançar zero emissão de gases de efeito estufa até 2040.
"Esperamos uma mistura diversificada de combustíveis verdes para o futuro, com biometanol verde a partir de resíduos de biomassa já disponível", disse Christiansen.
O fornecimento de combustíveis mais ecológicos continua sendo um dos principais desafios para atingir suas metas e a Maersk firmou várias parcerias com fornecedores e portos para manter um fornecimento estável.
Ela concordou, por exemplo, em comprar metade da capacidade de uma usina de produção de e-metanol a partir de energia sustentável na Dinamarca e se associar a um porto de Xangai para o combustível marítimo de metanol verde.