A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Pantanal realiza até hoje (03) em Coxim a “Operação Navegando com segurança pelo Pantanal”, com o objetivo divulgar as formas de ingresso na Marinha do Brasil, as atividades e atribuições do órgão, assim como serviços aquaviários e fazer a fiscalização e assim oferecer segurança da navegação.
A operação está sendo comandada pelo Suboficial Jorge Alexandre Silva de Oliveira e sua equipe formada pelos segundos sargentos, Agnaldo Roger Cabral Araújo, Edvaldo Vilagra Costa e Sidney de Souza.
O motivo da vinda da Capital Fluvial do Pantanal ao município é fazer a orientação das pessoas que navegam nos rios e lagos do pantanal para o lazer, visando à segurança da vida humana, assim como da navegação e a prevenção da poluição ambiental por parte das embarcações. A equipe também realizará inspeções navais e vistorias; instaurar e conduzir inquéritos administrativos referentes aos fatos de navegação; coordenar, controlar e/ou ministrar cursos do ensino profissional marítimo a fim de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relacionadas à marinha mercante e organizações correlatas.
Curso de Aquaviários
O curso faz parte do Programa de Cursos do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (Prepom) e tem como propósito o preparo, formação e qualificação profissional do pessoal que trabalha a bordo de embarcações nacionais com a constante preocupação de transmitir conhecimentos aos marinheiros fluviais, habilitando o aluno a exercer as funções inerentes aos aspectos de emergência, sobrevivência, segurança e primeiros socorros, comuns a todas as categorias dos aquaviários.
Para realizar o curso no município de Coxim, é preciso que a Colônia de Pescadores Z-2 envie um ofício para a Capitania Fluvial do Pantanal e com a inscrição dos pescadores.
O curso já foi realizado em vários municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.(Fonte: idest.com.br)
Fonte: Idest, com Assessoria
PUBLICIDADE