No próximo dia 13, a Marinha do Brasil celebra o Dia do Marinheiro e para comemorar a data desenvolve uma série de eventos pela cidade, neste sábado. Além da Base Naval estar com seus portões abertos ao público, a Força realiza uma Rústica Natatória, a partir das 8h, com largada da Praia de Ponta Negra.
Ainda neste sábado (11), haverá a apresentação da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, às 16h, no Natal Norte Shopping. Nos dias 11 e 12, haverá Visitação Pública ao Navio-Patrulha “Guaíba”, no Porto de Natal. E no domingo, dia 12, acontecerá a Regata “Dia do Marinheiro”, coordenada pela Capitania dos Portos do rio Grande do Norte, com largada do Iate Clube do Natal, às 13h.
Na próxima semana, prosseguem as comemorações, com a realização da Cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia do Marinheiro, na segunda-feira (13), com a entrega da Madalha da Ordem do Mérito Tamandaré à diversas autoridades. De 14 a 17 de dezembro acontece uma Exposição com material da Marinha, no Natal Norte Shopping, durante o horário de funcionamento normal do Shopping.
A data que foi instituída pelo aviso 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, para homenagear o Patrono da Instituição, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, em reconhecimento aos importantes serviços prestados por ele para a Marinha do Brasil e para o povo brasileiro.
O Almirante Joaquim Marques Lisboa nasceu no dia 13 de dezembro de 1807 e descobriu, aos 15 anos, que a sua vida se encaminharia para perto do mar. Aceito como voluntário da Marinha, sua primeira comissão foi na Fragata “Niterói”. Este foi o passo inicial rumo a uma carreira brilhante e que colocou o Almirante Joaquim Marques Lisboa como participante ativo de quase todas as guerras que ocorreram no seu tempo - condição que permitiu que ele fosse adicionado ao Livro dos Heróis da Pátria, o qual é editado pelo Congresso Nacional. O Marquês de Tamandaré foi testemunha ocular dos eventos que foram parte importante da construção da história e da nação brasileira.
Fonte: Tribuna do Norte (RN) Natal
PUBLICIDADE