A Akastor AS (Akastor) pretende vender 50% de sua participação no capital social da AKOFS Offshore 1 AS (AKOFS) para a Mitsui & Co., LTD. (Mitsui) e Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. (MOL). De acordo com o contrato de compra e venda celebrado em junho deste ano, cada uma das empresas vai adquirir 25% das ações da AKOFS, que fica com os 50% restantes. O valor da operação é mantido sob sigilo.
O Grupo Mitsui é um grupo empresarial japonês que atua em diversas atividades, incluindo a comercialização de commodities, serviços financeiros e gerenciamento de projetos e empresas dentre os quais a indústria offshore de petróleo e gás. O Grupo MOL também é um grupo japonês de transporte multimodal especializado em diversas categorias de transporte marítimo mundial e segmentos relacionados.
PUBLICIDADE
Já AKOFS presta serviços de instalação e construção de embarcações, de intervenção para desenvolvimento de poços submarinos de petróleo e gás. Opera três embarcações de apoio marítimo ativas na operação de instalações submarinas e serviços essenciais de intervenção em poços para a produção marítima de petróleo e gás. Atualmente, tem operações ativas somente na plataforma continental brasileira.
De acordo com os representantes jurídicos das partes, nem a Mitsui nem a MOL operam quaisquer embarcações que prestam serviços para o segmento de petróleo e gás de caráter semelhante àqueles fornecidos pela AKOFS e, portanto, a operação não acarretará quaisquer sobreposições horizontais.
A operação está sujeita à aprovação antitruste da Comissão Europeia. O edital de notificação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
Todas as partes estão sendo representadas no Cade pelo Pinheiro Neto Advogados.
Fonte: Lexisnexis