Receba notícias em seu email

Navalshore

Navio Almirante Maximiano inicia sua primeira viagem para a Antártica

O novo navio do Proantar deixou o porto rio-grandino no final da manhã de ontem

A nova embarcação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), o navio polar Almirante Maximiano, deixou o Porto do Rio Grande na manhã de ontem seguindo para sua primeira viagem à Antártica. A embarcação, adquirida em setembro de 2008 de armadores noruegueses e que chegou ao Brasil em 7 de abril deste ano, saiu do Rio de Janeiro na quinta-feira passada e atracou no cais do Porto Novo do Rio Grande na manhã do último domingo. No porto rio-grandino, recebeu alimentos, equipamentos e roupas adequadas ao frio antártico para a tripulação e pesquisadores. Está levando para o continente gelado 90 toneladas de material, entre o recebido da Estação de Apoio Antártico (Esantar), localizada no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande, e o embarcado no Rio de Janeiro. A carga é direcionada à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base brasileira na Antártica, e aos acampamentos de pesquisa.

Conforme o comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra Sérgio Ricardo Segovia Barbosa, o Almirante Maximiano não substitui o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, pois é mais voltado a pesquisas. Não tem a mesma capacidade de transporte de material que o Ary Rongel. Tem mais recursos para pesquisas a bordo. Se constitui mais em ferramenta para o trabalho dos pesquisadores, contando com seis laboratórios. Nesta 28ª Operação Antártica (Operantar), vai apoiar oito projetos de pesquisa e irá operar em conjunto com o Ary Rongel. Conforme a Marinha, a presença destes seus dois navios na Antártica "é uma grata novidade e eleva a capacidade logística e tecnológica do Proantar, contribuindo para uma melhoria no desenvolvimento de pesquisas científicas conduzidas e para a coleta de dados hidroceanográficos naquela região". Além disso, flexibiliza o apoio logístico à EACF.

Como a nova embarcação leva a bordo dois helicópteros e o Ary Rongel conta com outro, nesta operação haverá três helicópteros para os deslocamentos necessários - transporte de material e pessoal - na Antártica. Na próxima Operantar, a ser iniciada em outubro de 2010, o Maximiano atuará mais voltado para pesquisa dentro do navio, pois já estará com os equipamentos científicos e de apoio que estão sendo adquiridos para completá-lo para sua função. Esses equipamentos irão prover a comunidade científica dos mais modernos recursos de pesquisa nas áreas de Hidrografia, Oceanografia, Geologia, Biologia e Geofísica. Entre eles estão um guincho oceanográfico e um geológico, ecobatímetro multifeixe, perfilador de correntes, estação meteorológica automática e termossalinógrafo.

A expectativa para a operação que começa agora, segundo o comandante Barbosa, é muito boa, pois o Maximiano é um navio moderno e bastante confortável. Barbosa fez parte da primeira tripulação do Ary Rongel e está indo ao continente gelado pela terceira vez.

A chegada do navio Almirante Maximiano ao continente gelado deve ocorrer no dia 1º ou 2 de novembro. Com ele estão indo sete pesquisadores da Furg e da Unisinos. Ele fica na Antártica até o início de abril de 2010. A nova embarcação tem 93,4 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e deslocamento de 5.540 toneladas. Sua tripulação é composta de 54 militares. Tem capacidade para acomodar 106 pessoas. Foi construída em 1975, nos Estados Unidos, e reconstruída em 1989, na Noruega. Era um navio de pesca de água polar, que foi convertido na Alemanha para navio de pesquisa no continente gelado. O Ary Rongel saiu do Rio de Janeiro ontem, visando a 28ª Operantar, e fará escala em Rio Grande no final desta semana.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)

 


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira