A PetroChina, unidade de petróleo e gás da empresa estatal de energia China National Petroleum Corporation (CNPC), concluiu sua primeira operação de abastecimento de GNL ship to ship no Porto de Yantian, em Shenzhen, China.
A operação ocorreu em 22 de novembro, quando a CNPC forneceu serviços síncronos de operação de abastecimento de GNL para dois porta-contêineres movidos a GNL de propriedade da gigante marítima francesa CMA CGM.
PUBLICIDADE
A empresa informa que foi a primeira vez que realizou a operação simultânea de abastecimento de GNL de navios offshore.
O navio "Xin Ao Pu Tuo Hao", de 8.500 m³, entregou o combustível ao "CMA CGM Sorbonne", de 23.000 TEUs, que foi entregue à armadora francesa em junho de 2021.
O porta-contêineres movido a GNL e seus oito navios irmãos de 23.000 TEUs formam uma série de nove navios construídos na China. Eles são equipados com motores Wingd bicombustíveis e com tanques de 18.600 metros cúbicos.
No início deste ano, a CMA CGM também participou do primeiro abastecimento de GNL navio a navio da China. Em 15 de março, o "CMA CGM SYMI", um porta-contêineres de 15.000 TEUs movido a GNL, recebeu combustível no Porto de Yangshan.
Haigang Weilai, uma barcaça de bunker de GNL de 20.000 metros cúbicos implantada pelo operador de terminal chinês Shanghai International Port Group (SIPG), forneceu GNL ao navio.