Navalshore 2024

Navio encalhado ameaça Grande Barreira de Coral

Um navio chinês carregado de carvão derramou óleo na Grande Barreira de Coral da Austrália depois de ter encalhado. A embarcação corre risco de se romper e provocar um desastre ecológico numa das áreas de preservação natural mais famosas do mundo.
O Shen Neng 1 ficou encalhado em um banco de areia 70 km ao leste da Ilha Grande Keppel, na costa de Queensland, na noite de sábado. Ele havia se desviado 15 km de sua rota comercial.
"O navio está completamente danificado e não pode navegar por conta própria agora", afirmou Patrick Quirk, gerente geral do serviço de Segurança Marítima de Queensland.
"Há perigo de as principais estruturas do navio se romperem e ele se partir em vários pedaços."
Quirk afirmou que a situação vinha se estabilizando a cada hora, mas que havia grandes preocupações em relação ao navio, que pode danificar a maior barreira de corais do mundo.
O acidente ocorreu na zona sudeste do parque marinho da Grande Barreira, e o governo está investigando como o navio encalhou em uma área tão distante da rota comercial, informou a primeira-ministra do Estado, Anna Bligh.
"O cargueiro está em uma área restrita do parque marinho da Grande Barreira de Coral, região na qual a navegação é proibida", afirmou à imprensa.
O serviço de Segurança Marítima de Queensland afirmou que apenas pequenos volumes de óleo foram vistos na água perto do navio, e que o vazamento mede aproximadamente três quilômetros por 100 metros.

Fonte: Valor Econômico/ Agências internacionais

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira