Navio sul-coreano Samho Dream é libertado

Mogadiscio, Somália. Piratas somalis dizem ter recebido resgate recorde no valor de 9,5 milhões de dólares para liberar supertanque de petróleo sul-coreano Samho Dream, que havia sido sequestrado no início do último mês de abril.

O Samho Dream, que pode transportar mais de dois milhões de barris de petróleo bruto, foi sequestrado e sua tripulação de cinco sul-coreanos e 19 filipinos ficou como refém, na embarcação que carregava mais de 170 milhões de dólares em petróleo do Iraque para os Estados Unidos.

"Agora estamos contando nosso dinheiro e em breve devemos sair do navio", afirmou um pirata identificado apenas como Hussein.

Andrew Mwangura, coordenador do Programa de Assistência Marítima do Leste Africano disse que a quantia é a maior já paga a piratas desde que eles começaram a onda de sequestros a navios.

"Inicialmente, eles pediram 20 milhões de dólares. O que posso confirmar é que os negociadores me disseram ter concordado em destinar um montante de no máximo 9 milhões. Esta pode ser a maior quantia pagas a piratas até o momento", afirmou Mwangura.

Apesar da vigilância de forças internacionais no Golfo de Aden e em outras áreas, o número de sequestros aumentou este ano. Os piratas fizeram 37 raptos de navios com sucesso nos 10 primeiros meses de 2010, contra 33 no mesmo período de 2009, afirma um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda de acordo com o documento da ONU, houve 164 ataques de piratas nas águas costeiras da Somália nos primeiros dez meses de 2010, contra 193 do mesmo período do ano passado.
(Fonte: Diário do Nordestes(CE)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira