Receba notícias em seu email

Navalshore

Navio Vision of the Seas enfrenta novo surto de gastroenterite em cruzeiro

SÃO PAULO - O navio Vision of the Seas, da armadora americana Royal Caribbean, enfrenta um novo surto de gastroenterite. Outros 47 casos foram confirmados em passageiros do cruzeiro. Em razão do surto da doença, o transatlântico passa nesta sexta-feira, durante sua escala no Porto de Santos, por um novo processo de desinfecção. A limpeza atrasará em um dia o início do próximo cruzeiro que, agora, só começará neste sábado.
O procedimento é uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele será necessário para eliminar a presença a bordo de norovírus, apontado como causa do surto de gastroenterite que atingiu 348 pessoas 310 hóspedes e 38 tripulantes no cruzeiro iniciado no dia 1º.
A desinfecção, que não pode ser feita com hóspedes a bordo, terá duração de 24 horas. Ela será realizada em diversas áreas da embarcação restaurantes, cozinhas, bares, lojas, spa, piscinas, solarium, teatro, cassinos, salões de jogos, academia, salões de beleza, áreas de circulação, cabines (dos tripulantes e dos passageiros) e banheiros.
Para a limpeza, será utilizado hipoclorito de sódio a 0,1% (1.000 ppm - partes por milhão), agente desinfectante capaz de reduzir o norovírus nos ambientes a níveis seguros.
Em nota, a Royal Caribbean informou que o embarque no cruzeiro previsto para hoje ocorrerá só amanhã, das 14 às 17 horas.
O roteiro também sofreu alterações. Originalmente, a embarcação faria uma escala em Búzios (RJ) sábado. Agora, só irá parar em Ilhabela (SP), no domingo. O navio retornará a Santos na segunda-feira.
Os hóspedes que optarem por cancelar a viagem receberão uma carta de crédito, com validade de 12 meses, para um novo cruzeiro. Os que preferirem prosseguir no novo roteiro receberão crédito promocional a bordo, referente ao dia não realizado. No comunicado, a armadora informou que implementou medidas para higienização de todas as áreas.
Na quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que um norovírus foi a causa do surto intestinal que atingiu 310 passageiros do transatlântico Vision of the Seas no início do mês.
Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental do Rio, Alexandre Chieppe, o norovírus pode se propagar por meio de alimentos mal lavados, água contaminada e por contato com pessoas, superfícies e objetos infectados. Após o surto de infecção, o Vision ficou retido no dia 3 de março em Búzios.
Na sexta-feira passada, o transatlântico chegou a Santos com cerca de 300 passageiros doentes. Na chegada ao porto, os passageiros tiveram de esperar três horas para desembarcar e a demora foi atribuída à inspeção da Anvisa. Alguns passageiros protestaram e disseram que faltava água no navio. O navio "Vision of the seas" levava 1.98 7 passageiros e 765 tripulantes a bordo. Por causa do surto, ninguém pode desembarcar em Búzios , no Rio de Janeiro.
A Royal Caribbean International, ofereceu um desconto de 25% para os passageiros em uma nova viagem com a companhia. O roteiro a Buzios foi cobrado.
A empresa informou na ocasião que o navio seria higienizado e que a ação levaria três horas, atrasando a saída da nova viagem. Desta vez, são cerca de 2.200 passageiros a bordo.
Não foi a primeira vez que o Vision of the Seas registrou gastroenterite a bordo. Em janeiro passado, no mesmo roteiro - São Paulo, Ilhabela e Búzios - o navio, que levava 2.349 pessoas - registrou suspeita da doença em 19 passageiros e tripulantes. Na ocasião, o número de infectados foi considerado baixo.
As viroses causadas pelo norovírus causam gastroenterite ou intoxicação alimentar e são altamente contagiosas. A transmissão ocorre por ingestão de comida ou água contaminada com o vírus, contato com vômitos ou fezes de pessoas infectadas, contato com objetos contaminados ou uso de aerossóis.
Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, febre ligeira e mal estar, e costumam durar de um a três dias. O tratamento dos sintomas consiste em repouso e ingestão de grande quantidade de água para repôr os líquidos perdidos. (fonte: Tribuna online)

 


PUBLICIDADE



 

 

 

 

 

 

 

 






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira