O nível do Rio Negro, em Manaus, subiu mais 13 centímetros somente ontem, quarta-feira (21) - maior cota registrada no mês até o momento, segundo medição feita regularmente no Porto de Manaus. Desde o início de janeiro, a cota subiu mais de 100 cm. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) afirma que o nível está dentro do esperado e que mantém monitoramento na capital.
Nesta quarta, a corta registrada é de 22,81m. Na terça-feira (20), a marca era de 22,68m. Entre domingo e a terça, o nível havia subido o total de 28 cm. Em dezembro do ano passado, o rio encheu 1,12m.
O CPRM informou que o primeiro alerta de cheia deverá ser divulgado somente em março, e ainda não há como precisar a proporção da cheia deste ano. Em 2014, o Rio Negro registrou a quinta maior cheia da capital ao registrar a cota de 29,44m.
Segundo o Gerente de Hidrologia do CPRM, Marco Antônio Oliveira, a atenção dos especialistas está voltada para as chuvas que acontecem no Sudoeste do Amazonas e no Peru, onde ainda é verão e os rios afluentes estão em processo de cheia. Segundo ele, as chuvas estão acontecendo na região do Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus. "O que acontece é que, nesse momento, enquanto o Rio Amazonas e os seus afluentes da margem direita estão em enchente, o Rio Negro ainda está em processo de vazante, com exceção de Manaus", explicou.
O primeiro alerta de cheia de 2015 deve ser emitido no fim do mês de maio, onde as correlações matemáticas são de 70% de acerto sobre a previsão da cheia. O laudo deve apontar cotas mínimas e máximas que o nível do Rio Negro pode alcançar este ano.
Em 2014, a cidade de Manaus entrou em estado de emergência. Com o nível do rio em 29,19 metros, ruas começaram a ser interditadas e moradores de diversas áreas já relatam problemas causados pela subida das águas.
Fonte:Do G1 AM
PUBLICIDADE