Painel ‘Os efeitos da seca e possíveis soluções para a navegabilidade na Amazônia’ será um dos destaques da programação do evento, que começa na próxima quarta-feira (7)
O setor de cabotagem acredita que a NN Logística 2025 vai promover discussões relevantes sobre medidas para garantir a segurança e eficiência do transporte hidroviário e a integração multimodal. Na visão da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), o evento vai promover debates importantes para o transporte marítimo e que se conecta com a região Norte. A entidade vê entre os principais temas a serem abordados a dragagem e a passagem do Tabocal e da Enseada do Rio Madeira. O evento ocorrerá esta semana, entre os dias 7 e 9 de maio, em Manaus (AM).
PUBLICIDADE
Nos últimos períodos de estiagem no Norte, as empresas brasileiras de navegação (EBNs) que operam na cabotagem buscaram soluções para minimizar os impactos climáticos. Os principais terminais portuários da região também ofereceram opções para reduzir os efeitos da seca, que prejudicou as condições de navegabilidade local.
A Abac chama a atenção para a necessidade de medidas efetivas para manutenção da logística da região, de forma a abastecer a sociedade como um todo, mas também podendo atender à Zona Franca de Manaus com escoamento de todas as cargas que são produzidas ali. "Esperamos muito que esse debate e esses assuntos tratados na NN Logística possam provocar o governo para tomar as ações necessárias de modo a manter o fluxo logístico da região", disse o diretor-executivo da Abac, Luis Fernando Resano, à Portos e Navios.
Ele será um dos palestrantes do painel “Os Efeitos da Seca e possíveis soluções para a Navegabilidade na Amazônia” que será um dos destaques da programação da conferência da NN Logística, reunindo especialistas, autoridades e representantes do setor para analisar os desafios climáticos e propor alternativas sustentáveis. O debate que ocorre na quinta-feira (8), também contará com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira Para Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani). Dodó Carvalho.
Completam o painel: Edme Tavares de Albuquerque Filho, diretor de infraestrutura aquaviária substituto do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes); Rodrigo Morais Português de Souza, gerente de estudos hidroviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Jones Soares, diretor de transporte marítimo da Transpetro; Pedro Ventura, diretor de desenvolvimento de negócios da Robert Allan; e do ex-diretor geral da Antaq, Adalberto Tokarski.
Serviço:
Evento: NN Logística 2025
Data: 7 a 9 de maio, das 14h às 21h
Local: Centro de Convenções da Amazônia Vasco Vasques
Visitação grátis - Credenciamento pelo site do evento
Programação completa e inscrições: https://nnlogistica.com.br/
Sobre a NN Logística:
A NN Logística é uma iniciativa dedicada a fomentar o debate e impulsionar soluções inovadoras para o setor de transporte hidroviário e logística na região amazônica e no Arco Norte.
Organização: NN Eventos