A Norsul anunciou a entrada no mercado de ship-to-ship bunkering. A operação, que consiste no abastecimento de combustível para grandes embarcações, começará em outubro na área de fundeio da Baía de São Marcos, no Maranhão. A empresa de navegação utilizará uma embarcação com cerca de 16 mil DWT (toneladas de porte bruto).
Essa expansão fortalece a presença da empresa em novos segmentos, além de sua atuação tradicional em cabotagem e transporte de granéis líquidos e sólidos. O diretor de chartering e operações da Norsul, Christian Lachmann, destacou que a entrada no setor de bunkering está alinhada à estratégia da companhia de buscar novas oportunidades e reforçar sua relevância no mercado de navegação, após 60 anos de operações.
PUBLICIDADE
Em 2023, a Norsul já havia ampliado suas operações ao entrar no setor de cabotagem de contêineres com a marca Norcoast (joint venture com a alemã Happag Lloyd), e agora avança com operações portuárias de bunkering. A expertise da empresa no transporte de granéis líquidos foi crucial para essa expansão, conforme destacado por Lachmann.
Desde 2014, a Norsul transporta líquidos, incluindo cargas classificadas como IMO 1 e IMO 2, e, em 2016, começou a transportar hidrocarbonetos, produtos químicos, óleos agrícolas e biocombustíveis. Em 2023, foram movimentadas 2,9 milhões de toneladas de carga líquida.