Os governos do Panamá, Uruguai e Noruega endossaram a CEM-Hubs, iniciativa para fornecer combustíveis verdes e apoiar os esforços de descarbonização. O anúncio foi feito na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada este ano no resort de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, no Egito.
A Clean Energy Marine Hub Initiative (CEM-Hubs) é uma iniciativa público-privada endossada pela Câmara Internacional de Navegação (ICS) para acelerar a produção, exportação e importação de combustíveis de baixo carbono em todo o mundo. Este anúncio veio uma semana depois que a Maersk alertou que as empresas petrolíferas estão retardando os esforços de descarbonização da indústria naval por não fornecerem combustível verde acessível.
PUBLICIDADE
Os três governos juntam-se aos Emirados Árabes Unidos e Canadá, que foram os primeiros a aderir à iniciativa CEM-Hubs quando foi anunciada na Conferência Ministerial de Energia Limpa, em Pittsburgh, no início deste ano. A iniciativa espera catalisar investimentos na infraestrutura marítima necessária para transportar combustíveis de baixa emissão e zero do produtor ao consumidor.
Até 2050, a indústria marítima espera transportar mais de 50% de suas cargas com combustíveis zero carbono. No entanto, de acordo com o ICS, atualmente quase não existem projetos ativos que demonstrem isso na prática; por exemplo, apenas um navio da frota global é capaz de transportar hidrogênio liquefeito.