Receba notícias em seu email

MSC

Organizações sem fins lucrativos se unem para acelerar eletrificação no transporte marítimo

Quatro associações marítimas anunciaram, durante a Electric C Hybrid Marine World Expo, realizada em Amsterdã, de 24 a 26 de junho, uma coalizão dedicada a acelerar a eletrificação do transporte marítimo: a Global Alliance for Maritime Electrification (GAME), formada pela International Electric Marine Association (IEMA), a Zero Emission Ship Technology Association (ZESTAs), a Maritime Battery Forum (MBF) e a European Onshore Power Supply Association (EOPSA).

Adria Jover, presidente da IEMA, explicou que há grande potencial para acelerar soluções que levem à emissão zero em navios de transporte de carga e de passageiros, de apoio, balsas e outros. Segundo ele, ao se associarem, as organizações buscam juntar seus esforços para ampliar a defesa da eletrificação e buscar melhores resultados na transição para uso de energias limpas.


PUBLICIDADE



A GAME definiu a eletrificação como o “caminho mais imediato e indicado para reduzir as emissões” no transporte marítimo, mas alertou que sua adoção vem sendo prejudicada pela fragmentação de políticas e problemas de infraestrutura e subfinanciamento de projetos para aumentar a segurança para o uso da eletricidade em embarcações. "A eletrificação é fundamental: zero gases do efeito estufa, zero poluição, zero danos ao planeta”, disse Madadh MacLaine, secretária-geral da ZESTAs.

A nova coalizão industrial se baseia em três pilares estratégicos: representação da indústria, colaboração em P&D e defesa de políticas para o setor. “As baterias são essenciais para o transporte com zero emissão, mas devem trabalhar em conjunto com outras tecnologias limpas”, disse Syb ten Cate Hoedemaker, diretora executiva do Fórum de Baterias Marítimas. “Essa colaboração é a forma como garantimos uma transição eficaz e oportuna”, afirmou.

O primeiro passo da associação será produzir em conjunto documentos de posicionamento e para expandir o engajamento em regiões estratégicas, incluindo América do Norte, Europa, Índia, China e Pacífico Sul. "A eletrificação de portos e embarcações não é uma visão para o futuro. É uma realidade acionável. O fornecimento de energia onshore é uma das ferramentas mais imediatas na caixa de ferramentas da descarbonização", enfatizou Roland Teixeira, presidente da EOPSA.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira