Contrato com empresa norueguesa prevê abastecimento do bunker conteúdo renovável por barcaças dedicadas a partir do Terminal de Rio Grande
A Petrobras firmou um acordo para fornecimento de bunker com conteúdo renovável (VLS B24) à empresa norueguesa Odfjell, um dos maiores armadores globais no transporte de produtos químicos e líquidos a granel. O abastecimento será realizado por barcaças dedicadas a partir do Terminal de Rio Grande (Terig), onde também ocorrerá a mistura do produto. O contrato prevê a entrega de até 12 mil toneladas ao longo de 2026.
PUBLICIDADE
Em nota, a Petrobras destacou que a operação estratégica reforça a posição da companhia no mercado internacional de combustíveis de baixo carbono e atende à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no segmento marítimo. O VLS B24 da Petrobras é um VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de biodiesel e 76% de óleo mineral produzido nas refinarias da empresa.
O produto segue padrões internacionais de qualidade, apresentando a certificação International Sustainability and Carbon Certification – EU (ISCC EU), um sistema global que assegura a rastreabilidade, a conformidade com critérios de sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a cadeia de produção do biocombustível, sendo especificamente voltado para atender às exigências do mercado europeu.
Além disso, o combustível atende às exigências da FuelEU Maritime, regulamentação da União Europeia que impõe redução progressiva da intensidade de GEEs nos combustíveis usados por navios que atracam em portos europeus, incentivando o uso de soluções renováveis e de baixo carbono.
O diretor de logística, comercialização e mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, destacou que a comercialização do VLS B24 com uma empresa de forte atuação internacional demonstra o avanço consistente rumo a um mercado de baixo carbono, em sinergia com o plano de negócios 2026-2030. “A iniciativa não apenas gera valor para o negócio, mas também viabiliza soluções concretas em novas energias e descarbonização, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, afirmou Schlosser.
A Odfjell tem presença em rotas pelas Américas, Europa e Ásia, com destaque no transporte marítimo de produtos químicos e granéis líquidos. Com uma frota de mais de 70 navios, a empresa norueguesa transporta cerca de 600 tipos de líquidos — que vão de produtos químicos e ácidos a óleos comestíveis e derivados claros de petróleo — atendendo desde grandes companhias petrolíferas até empresas menores de logística.
A Petrobras destacou que o relacionamento com a Odfjell é marcado por uma trajetória de colaboração, que ganhou novo impulso com a iniciativa conjunta dos governos brasileiro e norueguês para promover soluções sustentáveis no setor de energia. Segundo a companhia, esse movimento resultou na criação de um corredor verde entre os dois países, formalizado por um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em fevereiro de 2025, que incentiva a circulação de navios movidos por combustíveis de baixo carbono.
Leia também:
Corredor verde marítimo entre Brasil e Europa deve avançar nos próximos meses


















