Prevenção ao escalpelamento vai até o dia 30

A Campanha Estadual de Enfrentamento e Combate ao Escalpelamento foi lançada oficialmente nesta segunda, 26, no Amapá, com a presença da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), autora da Lei 11.970/2009, do prefeito de Santana Antônio Nogueira, do Almirante Rodrigo e do Capitão Rezende da Marinha do Brasil, da presidente da Associação das Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento Maria do Socorro Pelaes, do representante do Gabinete Pessoal da Presidência da República Diogo de Santana e de representantes dos governos Estadual e Federal.

No Amapá, a campanha começou dia 16 de abril e se estende até o próximo dia 30 realizada pela Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Policiais do Batalhão Ambiental, em parceria com a Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento. Durante a campanha, os barcos são registrados na Marinha do Brasil e recebem a proteção no eixo e volante do motor das embarcações. As ações são gratuitas.

Importância - O prefeito Antônio Nogueira ficou feliz por sediar o lançamento da Campanha, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Santana. Ele enfatizou a importância da lei 11.970 para a população ribeirinha. “As mulheres ribeirinhas que navegam na Amazônia com seus barcos são as maiores beneficiadas com a lei da deputada Janete. Agora estão mais protegidas desse tipo grave de acidente”, afirmou Nogueira, antes de colocar a prefeitura de Santana à disposição das ações de prevenção aos acidentes com escalpelamento e da população ribeirinha do município.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Nova mulher – Maria do Socorro Pelaes, presidente da Associação, lembrou que teve que vencer muitas barreiras no início da luta para o reconhecimento do problema do escalpelamento. Ela disse que viveu durante muito tempo sentindo preconceito contra si própria. “Esta pessoa que está aqui hoje não existia. O preconceito que eu tinha comigo mesma era maior do que a vontade que eu tinha de estar aqui na frente. Agora sou uma nova mulher e quero lutar ainda mais pelo nossos direitos”, animou Socorro.

Cobrança – A autora da lei 11.970/2009, deputada Janete Capiberibe, parabenizou as mulheres vítimas de escalpelamento pelas conquistas que tiveram nos últimos 3 anos, dentre elas uma Lei para sua proteção. A socialista insistiu na presença mais forte do governo do Amapá “que tem capacidade técnica, financeira e política para ser ainda mais atuante tanto nas ações preventivas, como as de recuperação e inclusão das vítimas nos seus direitos fundamentais. A socialista registrou sua alegria com as conquistas, com o grande número de parceiros e, “mais ainda, com a grande quantidade de vidas que conseguimos tornar mais felizes e mais cidadãs. Meu carinho aos ribeirinhos e s mulheres vítimas de escalpelamento, que se tornaram grandes aliadas na busca de cidadania e servem de exemplo para todo o conjunto da sociedade. Meu carinho também a todos os parceiros desta campanha”, finalizou.

Dança – No encerramento, as mulheres da Associação das Vitimas de Escalpelamento do Amapá emocionaram assistentes e autoridades ao apresentarem a dança das brumas ao som do Hino da Marinha, em homenagem a esta força armada.

Fonte: Correa Neto



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira