As transportadoras marítimas que operam na rota Ásia-Europa aumentaram em janeiro a oferta de capacidade de transporte de contêineres para atender ao maior movimento que antecede o Ano Novo Lunar, que será comemorado em 17 de fevereiro no continente asíatico, a partir de quando fábricas ficarão fechadas por até três semanas, aponta a Xeneta, plataforma especializada em análise do transporte marítimo internacional. De acordo com a empresa, analistas identificam sinais de antecipação de cargas, além da demanda sazonal.
Segundo o levantamento, transportadoras estão oferecendo mais capacidade na rota comercial neste mês e cancelando pouquíssimas viagens, para embarcar as cargas antes do fechamento das fábricas chinesas. Peter Sand, analista-chefe da Xeneta, informou que a capacidade oferecida na rota Ásia-Norte da Europa atingiu recorde esta semana, sem cancelamentos de viagens.
PUBLICIDADE
Dados da plataforma eeSea, da Xeneta, mostram que 1,15 milhão de TEUs, capacidade recorde, está sendo oferecida em janeiro na rota comercial Ásia-Norte da Europa, com cancelamentos de viagens de apenas 25.000 TEUs e previsão de queda da oferta em fevereiro para pouco mais de 1 milhão de TEUs. “A demanda está sólida e sazonalmente forte. Qualquer número acima disso ainda pode ser impulsionado pela incerteza do mercado”, disse Sand.
A Sea-Intelligence Maritime Analysis também identificou aumento significativo na capacidade, chegado a 421.825 TEUs na rota Ásia-Norte da Europa, com aumento de 49% em comparação com a base histórica de 2015-2019, anterior à pandemia de Covid-19. Segundo a plataforma, exportadores visam garantir que seus estoques europeus estejam abastecidos antes do início da redução da capacidade planejada para o Ano Novo Lunar.
Em seu boletim informativo, a Sea-Intelligence avalia que “isso indica estratégia de antecipação de cargas, na qual os expedidores estão inserindo volumes massivos na rede muito antes do que os números históricos sugerem, provavelmente uma resposta aos atuais tempos de trânsito prolongados entre a Ásia e a Europa”, informa.
Mas, segundo a Hapag-Lloyd, a demanda nas rotas comerciais de leste para a Europa está seguindo padrões sazonais, com uma alta temporada normal, que começou em dezembro e agora está aumentando por causa da proximidade dp Ano Novo Lunar. A expectativa, segundo a empresa, é de que a oferta de capacidade seja reduzida a partir do fim de janeiro, por causa do fechamento das fábricas na China.
Michael Aldwell, vice-presidente executivo de logística marítima da Kuehne + Nagel, afirmou que a maioria dos clientes da empresa na Europa usa uma abordagem "just-in-time" para gerenciar as cadeias de suprimentos e os níveis de estoque, o que está afetando a duração dos períodos de pico de embarques. “Após dois anos de prazos de trânsito prolongados, os embarcadores estão ajustando seus planos de acordo, resultando em temporada de pico mais extensa”, disse Aldwell.
Analistas identificam também aumento das taxas de frete como reflexo da forte demanda pré-Ano Novo Lunar, com todos os índices apresentando aumentos acentuados desde o início de outubro. De acordo com a Platts, empresa de análise do Journal of Commerce e pertencente à S&P Global, as taxas Ásia-Norte da Europa, de 2.700 dólares por FEU registradas nesta semana, são mais que o dobro do preço de 3 de outubro.
As estatísticas de comércio de contêineres, em seus dados mais recentes disponíveis, de outubro, mostram crescimento de quase 8% no volume de contêineres entre a Ásia e o Norte da Europa nos primeiros 10 meses de 2025. O movimento se deveu às tarifas oscilantes dos Estados Unidos sobre produtos da China, que levaram os exportadores chineses a redirecionar cargas para os mercados europeus.


















