O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim, deu um forte lembrete sobre a importância vital do desenvolvimento equilibrado e sustentável para os participantes da conferência de Liderança Oceânica na conferência Nor-Shipping 2019, em Oslo, nesta terça-feira (4).
Lim falou sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável como um fator unificador que dá vida aos esforços globais para melhorar a vida das pessoas em todos os lugares. Ele confirmou o forte compromisso da IMO com a Agenda de Sustentabilidade de 2030 e lembrou aos delegados que as regulamentações ambientais da IMO estavam impulsionando muitas das inovações tecnológicas que estavam sendo exibidas na exposição Nor-Shipping.
PUBLICIDADE
Ele destacou as medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzindo o teor de enxofre do óleo combustível dos navios, e a exigência de gerenciamento rigoroso da água de lastro, além do Código Polar como exemplos recentes da agenda de sustentabilidade da IMO.
“Eventos como esse”, disse ele, “nos lembram de que o mundo não está mais preparado para aceitar serviços ou setores que sejam simplesmente econômicos. Nós agora exigimos que eles sejam verdes, limpos, eficientes em termos energéticos e seguros. Através da imo, os governos garantem que o transporte está respondendo a esse desafio”.