Segurança e proteção da fronteira marítima brasileira é tema de encontro

De hoje, 7, até a próxima quinta-feira, 9, a cidade do Rio de Janeiro será palco da ConMar - Conferência Nacional de Segurança e Proteção Marítima, que reunirá oficiais da Marinha Brasileira, de órgãos de segurança como a Polícia Federal, entidades do setor marítimo e portuário, além de consultores em segurança, executivos da indústria setorial de defesa e segurança, acadêmicos e juristas. O evento acontece no hotel Windsor Barra.

Na abertura, o almirante-de-esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, chefe do Comando de Operações Navais da Marinha do Brasil, falará sobre a importância da proteção marítima para a Defesa Nacional. O contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar da Marinha (SCIRM), explanará sobre as potencialidades econômicas marítimas da fronteira brasileira pelo mar e sobre a proteção dos recursos da “Amazônia Azul” – uma área que corresponde à metade do território continental do Brasil, ou seja, 4,5 milhões de quilômetros quadrados, recentemente ainda mais valorizada a partir das descobertas de jazidas petrolíferas no chamado pré-sal.

Em seguida, o gerente de segurança empresarial da Petrobras, Pedro Aramis de Arruda, apresenta a visão da empresa sobre a importância da proteção patrimonial em alto mar, o investimento da empresa em proteção “intramuros”, a interação com órgãos públicos para articular a defesa e a segurança de bens e pessoas, e sobre a troca de informações com as autoridades entre outros temas.

Uma atualização sobre o andamento do projeto Leplac (Levantamento da Plataforma Continental – onde se baseiam os argumentos brasileiros para o exercício da soberania nacional sobre a vasta extensão marítima), os benefícios e as oportunidades decorrentes da ampliação dos limites da plataforma continental, também integra a agenda da Conferência e será conduzida pelo contra-almirante Jair Alberto Ribas Marques, assessor para o Leplac da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha.

A legislação brasileira para assuntos marítimos, a segurança dos portos e sua importância para o desenvolvimento do País, a regulamentação do tráfego aquaviário brasileiro, a atuação do Tribunal Marítimo, o modelo de inspeção da Conportos para a declaração de conformidade, a atuação das guardas portuárias e sua relevância no cenário de Segurança Pública Nacional serão outros temas presentes na agenda do encontro.

Encerra a conferência uma sessão especial sobre segurança de portos e aeroportos, que inclui debates sobre o uso de tecnologia, treinamento de pessoal e investimentos da Infraero. Para esta sessão também foram convidados representantes da Antaq, Polícia Federal e Anac.

A ConMar - Conferência Nacional de Segurança e Proteção Marítima é promovida pela Clarion com o patrocínio da AEL Sistemas e apoio da Abimde e ABTP. Mais informações sobre o evento e inscrições no site www.confmaritima.com.br ou pelo telefone (11) 3893.1300, ramal 231

Fonte: Jornal Agora (RS)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira