Ecobrasil

Seminário no Rio discute cabotagem sob olhar do usuário

A Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) promove, na próxima segunda-feira (9), o seminário "A cabotagem brasileira para o usuário". O evento tem como objetivo discutir os desafios para o desenvolvimento do modal sob a perspectiva do tomador do serviço — o embarcador e o dono da carga. O debate vai tratar de temas como concorrência, regime de bandeiras, regulação, tributação, indústria naval, serviços adequados e praticagem. O seminário reunirá especialistas e representantes de órgãos dos governos federal e estadual.

A associação defende que, além de fomentar as empresas genuinamente brasileiras de navegação, programas como o BR do Mar devem buscar medidas no sentido de garantir o serviço adequado ao usuário, com previsibilidade, universalidade no acesso, eficiência, modicidade e pontualidade. A Usuport-RJ, que este ano completa cinco anos de existência, alerta que a falta de concorrência e a inexistência de serviços adequados aos usuários, recaem diretamente no bolso do consumidor brasileiro.

A associação vê na cabotagem potencial de fazer do estado do Rio de Janeiro um importante concentrador e distribuidor de cargas, além de restabelecer a indústria naval para construção e reparos de embarcações, gerando empregos. "Nossa indústria naval sempre foi muito pujante e os nossos diversos portos são janelas importantíssimas para o comércio, não só do Rio, mas de outros estados", destaca a entidade. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Usuport-RJ no Youtube.

PUBLICIDADE

MCI


Serviço
Evento: A cabotagem brasileira para o usuário
Data: 09/12/2019 (segunda-feira), a partir das 8h30.
Local: Casa da Glória - Ladeira da Glória, 98 - Glória, Rio de Janeiro – RJ
Informações: http://usuportrj.org/cabotagem.html 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira