A SunGas Renewables, com sede no Texas, EUA, instala uma nova subsidiária, a Beaver Lake Renewable Energy, que construirá uma fábrica de produção de metanol verde. Cerca de 400 mil toneladas métricas de metanol verde serão disponibilidadas por ano como combustível marítimo. O cliente principal será a frota de navios da Maersk movidos a metanol.
A SunGas informa que a fábrica utilizará fibra de madeira de florestas locais geridas de forma sustentável, acrescentando que o metanol teria uma intensidade negativa de carbono através do sequestro de quase um milhão de toneladas por ano de dióxido de carbono produzido pelo projeto.
PUBLICIDADE
O projeto custará aproximadamente US$ 2 bilhões. A construção da instalação está programada para começar no final de 2024, com as operações comerciais iniciando em 2027.
“A AP Moller – Maersk está entusiasmada por fazer parceria com a SunGas Renewables, que é pioneira em um caminho verdadeiramente em larga escala para o metanol verde com sua instalação de energia renovável de Beaver Lake. Gostaríamos de agradecer à SunGas Renewables por mostrar grande liderança e por seu compromisso com a transição verde da energia”, disse Emma Mazhari , chefe de mercados de energia da Maersk.
“Isso está ajudando a Maersk a fornecer serviços valiosos para nossos clientes e está alinhado com nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas de efeito estufa até 2040. Juntas, como pioneiras no campo, a SunGas e a Maersk estão conduzindo uma transição muito necessária em uma indústria de poluição pesada. . Esperamos que o trabalho possa ser acelerado ainda mais nos próximos anos.”
No final de 2022, a SunGas Renewables anunciou uma parceria estratégica de fornecimento de metanol verde para a Maersk.