A empresa de rebocadores Svitzer, parte da Maersk, revelou sua estratégia de descarbonização que permitirá que a empresa se torne totalmente neutra em carbono até 2040.
A estratégia de descarbonização consiste em duas fases. Na primeira fase, a Svitzer pretende reduzir a intensidade de CO2 de toda a sua frota em 50% até 2030.
PUBLICIDADE
Isso abrirá o caminho para operações totalmente neutras em carbono dez anos depois, em 2040, o que está alinhado com a ambição da A.P. Moller-Maersk.
A estratégia da Svitzer inclui investir tempo e capital para incorporar a sustentabilidade em todo o seu negócio, nas operações do dia-a-dia, na sua frota, nas pessoas e seus empregos e, finalmente, em todos os tipos de combustíveis utilizados pelas embarcações da operadora.
A Svitzer comunicou que o progresso será medido em relação a uma linha de base de 2020, quando a frota da empresa de aproximadamente 400 embarcações emitiu 280 mil toneladas de CO2.
Algumas mudanças de processo já foram implantadas para melhorar a eficiência em toda a frota, como a iniciativa ‘Aim for 8’ da empresa. A iniciativa determina que a tripulação otimize a velocidade durante a mobilização e desmobilização do rebocador.
Como parte da estratégia, a Svitzer também se concentrará na mudança do mix de combustível de sua frota. De acordo com esse plano, o projeto EcoTow, implementado em todas as frotas da Svitzer em Londres, Felixstowe e Southampton, está sendo replicado mais amplamente nos portos do Reino Unido e nas operações globais da empresa. O projeto adota biocombustíveis de baixo carbono.