A World Fuel Services (WFS), empresa do grupo World Kinect, anunciou nesta quinta-feira (4) que a Norwegian Cruise Line Holdings fez na Grécia um dos primeiros abastecimentos comerciais de biocombustível em um navio de cruzeiro. O Norwegian Viva recebeu na cidade de Pireu uma mistura de combustível marítimo à base de resíduos. A World Fuel informou que o serviço foi feito em colaboração com a fornecedora grega EKO.
Segundo a empresa, a operação fez parte do programa de biocombustíveis da Norwegian Cruise Line Holdings no sul da Europa, em sua estratégia de navegação sustentável. Ela se baseou em ações anteriores da Norwegian Cruise Line Holdings para uso de biocombustíveis, incluindo testes feitos em Gibraltar, em Copenhague e na região de Amsterdã-Roterdã-Antuérpia e outro abastecimento, em 20 de julho, também em Pireu.
PUBLICIDADE
Kimberly Westmoreland, diretora sênior de cruzeiros e transição energética da WFS, explicou que a colaboração mostrou como a indústria de cruzeiros já pode ter acesso a combustíveis alternativos certificados. “Ao unir nossa rede global de fornecimento com uma forte execução local, conseguimos ajudar operadores como a Norwegian Cruise Line Holdings a transformar o acesso a combustíveis de baixo carbono em progresso na descarbonização.”
Já Lory Urdaneta, diretora sênior de estratégia energética da Norwegian Cruise Line Holdings, disse que a operação com biocombustíveis reflete o progresso da empresa em seu programa de navegação sustentável e como estão sendo ampliadas as soluções de baixo carbono em toda a frota. “A colaboração com parceiros como a World Fuel e a EKO nos permite acelerar nossos esforços de descarbonização e estender nosso impacto de sustentabilidade a novas regiões”.
Chrisanthopoulos Konstantinos, gerente da divisão de combustíveis e serviços marinhos da EKO, afirmou que, ao fornecer biocombustíveis à base de resíduos localmente, a empresa demonstrou capacidade de atender ao mercado e o potencial para adoção mais ampla em todo o Mediterrâneo.


















